Edificios eficientes: por que a Automação se tornou essencial

Autor: Eng. José Roberto Muratori

Novos projetos de edificios cada vez mais têm uma abordagem arquitetônica orientada para a sustentabilidade e o conforto ambiental. E estes aspectos merecem mesmo estudos especificos, incluindo aqueles propostos pelo diversos selos já incorporados ao atual "ecossistema" de projetos. É uma tendencia irreversível e, sem duvida, agrega aspectos de suma importancia para o uso e operação futura destas edificações.

No entanto, precisamos abordar também outras visões, em conjunto com estas premissas acima citadas. Edificações já existentes que não tiveram um projeto feito nestas bases são ainda maioria e abrigam uma complexidade de diferentes utilizações e tipos de usuários. Além disso, podem ter uma gestão profissional e tecnicamente bem executada mas também podem ser operadas de forma ineficiente, o que ocasiona problemas de diversas ordens tanto para usuários como investidores.

Neste ponto gostariamos de ressaltar a importancia de contar com modernos sistemas de automação para resolver os principais problemas na gestão, uso e manutenção de edificações. Logicamente, entendemos que para os novos projetos, a previsão do uso da automação, com o conceito de integração das diversas disciplinas, é essencial e deve fazer parte do seu escopo desde o inicio da sua concepção, 

Quais seriam as principais disciplinas envolvidas e que devem ter sua integração prevista na automação?

- instalações eletricas, incluindo medições de consumo, fontes de energias alternativas e desempenho de equipamentos

- instalações hidráulicas, acompanhando niveis de reservatorios,  funcionamento de bombas, detecção de vazamentos, sistemas de aquecimento

- climatização, em suas diversas vertentes e aplicações

- iluminação, de forma abrangente, tanto na sua funcionalidade como nas suas medidas de eficiencia, inclusive na questão da iluminação natural, o que envolve controles de venezianas, cortinas e outros elementos ativos das fachadas

- sistemas de segurança eletronica, incluindo controles de acesso, alarmes tecnicos e monitoramento de imagens

- diversos outros sistemas que dependem do tipo de edificação e que podem se tornar até mais importantes do que aquelas disciplinas acima citadas, dependendo das necessidades especificas, entre as quais citamos: irrigação automatizada, filtragem e controle de piscinas, espelhos d'água e similares,  estacionamento e abastecimento de veículos eletricos, smart lockers, assepsia de ambientes e muitos outros.

Neste momento, queremos então enfatizar que hoje em dia qualquer tipo de edificação, esteja na fase de projeto, em construção ou já em uso, pode receber modernos sistemas de gestão predial, baseados em soluções modernas e de alta tecnologia, com custos cada vez mais acessíveis e que vão elevar de forma surpreendente a sua eficiencia. 

Com certeza, todos os envolvidos neste processo terão beneficios ampliados, cada um dentro da sua necessidade! Maior rentabilidade e retorno para investidores, resultados otimizados para gestores e pessoal de manutenção predial, além de maior nivel de conforto, segurança e praticidade para os usuários.

Um fator que deve ser considerado no uso de sistemas de automação modernos é a possibilidade deles serem incorporados aos edificios mediante novos formatos de negocio, principalmente através de recorrencia, o chamado SAAS (system-as-a-service) ou seja, evitando pesados investimentos que comprometem o caixa do condominio e distribuindo os custos ao longo do periodo de uso. Além das vantagens imediatas no fluxo de caixa, este processo garante uma atualização vitalicia das tecnologias utilizadas, evitando sua obsolescencia e a necessidade de novos aportes por parte da gestão do condominio.

Estas tendencias mostram um mercado amplo e que está apenas no inicio. Aqueles que se capacitarem  a tempo poderão gerar negócios disruptivos e extremamente promissores!



Nenhum comentário:

Postar um comentário