Obra de Retrofit Edifício Novo Mundo

O Edifício Novo Mundo (ENM), trata-se de uma edificação comercial de alto padrão pertencente à PREVHAB PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR localizada no coração do Centro do Rio de Janeiro, na Av. Presidente Wilson, 164 próximo à praça da Cinelândia.

O prédio possui cerca de 80 anos desde a sua construção. Em meados de 2011 a PREVHAB PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR decidiu realizar uma obra de retrofit para a revitalização do prédio, que até então, encontrava-se ocupado por 22 locatários. Foi necessário fazer a desocupação da edificação com a retirada dos locatários, para que a obra de retrofit pudesse ser realizada. Conta o Engenheiro Civil Eduardo Abranches, que foi necessário até oficial de justiça para a retirada de um dos locatários. Isso porque, tinham um apego pelo Edifício que localiza-se num ponto de extrema valorização no Centro. Próximo ao Aeroporto Santos Dumont, estação de metrô, atualmente do VLT, do TRE, da Academia Brasileira de Letras e também do Consulado Americano, conta com grande opção de restaurantes ao seu redor, o que facilitava o dia a dia dos locatários do local, sendo um ótimo negócio para os empresários e funcionários das empresas que ali operavam. 

O Edifício Novo Mundo com seus 12.020,14m² de área de construção/edificação, conta com 16 pavimentos sendo 3 lojas, 2 sobrelojas e com 2 escritórios por andar sendo o do último pavimento duplex, essa configuração é a atual após à obra de retrofit. Possui 4 elevadores sociais e 1 elevador de carga, no seu último pavimento(14º) dispõe do andar técnico, no qual se encontram as torres de arrefecimento, roda entalpica e bombas de pressurização do ar condicionado. Já no 15º pavimento apresenta um telhado verde com plantação de grama amendoim


E sobre certificação ambiental, com o auxílio da consultoria da Casa do Futuro, o Edifício recebeu a Certificação LEED Platinum conferida pelo USGBC (US Green Building Concil) após o retrofit que revitalizou o prédio, transformando-o no único empreendimento de retrofit com esse certificado em toda a América do Sul.

A PREVHAB celebrou a conquista, visto que a expectativa era a obtenção da Certificação LEED Gold - um nível abaixo da que foi alcançada. "Em meio a tantas más notícias, trata-se de uma grande conquista", vibrou Mario Cardoso Santiago, Diretor-Presidente da Entidade. O LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é uma ferramenta de certificação com reconhecimento internacional que busca incentivar e acelerar a adoção de práticas de construção sustentável. Os projetos que buscam esse certificado, na versão 3 (LEED v3), são analisados em 7 categorias:

Terrenos Sustentáveis, Eficiência Hídrica, Energia e Atmosfera, Materiais e Recursos, Qualidade do Ambiente Interno, Inovação e Prioridade Regional.

O Edifício Novo Mundo conta com sistema BMS, sistema de água de reuso (ETAR), tomada na garagem para carros elétricos e todas as janelas possuem vidro COOL LITE 154SKN que bloqueiam o calor e diminuem os raios UV, por exemplo. O nível da certificação - que varia entre Certificado, Silver, Gold e Platinum - é definido conforme a quantidade de pontos adquiridos após a avaliação dos critérios anteriormente citados. Para o nível Platinum, é necessário obter entre 80 e 110 pontos. Ter uma certificação LEED significa comprometer-se com o desenvolvimento sustentável, gerando benefícios econômicos, sociais e ambientais para a sociedade, além de valorização comercial do imóvel.

E não poderia deixar de ser citada a vista privilegiada que o Edifício Novo Mundo contempla das suas janelas e varandas na parte de trás do prédio. Pode-se observar o cartão postal da cidade do Rio de Janeiro observando os Morros Cara de Cão e Pão de Açúcar. É difícil não se apaixonar...




Nenhum comentário:

Postar um comentário