O que vai substituir o BMS (Building Management System)?

Traduzido e adaptado de https://www.propmodo.com/
Autor do artigo original: Rhyne Brown


Utilizamos termos genéricos para descrever sistemas operacionais de gerenciamento de edifícios (BMS) ou, alternativamente, sistema de automação de edifícios (BAS). 

O que pode substituir os sistemas em breve o BMS quando se trata de operações de edificios é o que é está sendo chamado de Master Building Systems Integration (MBSI). Ainda não é uma boa sigla, talvez,.. 

Mas o importante é que ela muda o foco do sistema de construção para todo o edifício de uma forma que não gire apenas em torno de algum sistema especifico, como por exemplo o HVAC (aquecimento e resfriamento). Essa mudança é possibilitada por duas correntes tecnológicas. Graças a muitos investimentos nas últimas décadas, pequenos sensores eletrônicos, de custo bastante acessível, estão disponíveis para detectar temperatura, umidade, luz, movimento, água, qualidade do ar, vibração, aromas e até mesmo sons específicos, como o disparo de uma arma de fogo. 

Além disso, alguns destes sensores têm recursos de controle operacional inovadores adicionados que estendem sua utilidade além de apenas registrar e enviar dados. Por exemplo, agora é possível converter sistemas utilizados em edifícios antigos, como interruptores de relé em elevadores e termostatos pneumáticos em atuadores com instruções baseadas em processadores. Outro avanço significativo é um tipo de dispositivo especializado que conta o número de pessoas em ambientes do edifício. Embora isso possa parecer um avanço trivial, ele abriu uma nova capacidade de alocar ar puro e serviços de emergência para áreas dentro de um edifício baseado em proporção ao local onde as pessoas estão. Os sensores se tornaram modificadores operacionais de edifícios que agora fornecem uma maneira para que  TODOS os sistemas primários de um edifício forneçam informações a um processador e recebam instruções em troca.

Sensores que se comunicam em tempo real possibilitam o segundo avanço significativo, a Inteligência Artificial (IA) real. Para obter o melhor resultado, a IA precisa de muitos dados significativos, quanto mais, melhor. Além disso, dados precisos são fornecidos a esses programas para serem integrados, processados e comparados com outros dados potencialmente significativos. Assim, o uso de inteligência artificial genuína que ultrapassou o aprendizado de máquina para direcionar a ação autônoma está em vigor. A introdução do IA real por sua vez, abriu uma nova demanda por inovação na área de sensorização.

Por exemplo, se o controle da temperatura do ambiente puder ser baseado em mais do que a simples configuração do termostato, mas também em mudanças no número de pessoas num raio de abrangencia predefinido em um determinado espaço, obtemos dados significativos. Um  programa bem escrito baseado em IA pode avaliar essa carga de calor aumentada conforme ela ocorre e, por sua vez, pode instruir o chiller que produz ar de resfriamento para esta zona para começar a trabalhar. Ao aumentar o resfriamento antes das reclamações, não há necessidade de solicitar ao pessoal de manutenção para "resolver" o problema do tipo "está muito quente".

Graças à natureza em tempo real dos dados do sensor e à capacidade do processador de ajustar o processo de aquecimento e resfriamento, uma redução substancial no uso de energia também pode ser alcançada, aumentando a eficiencia geral. Ao controlar a temperatura do ar em incrementos de, digamos, meio grau em vez da variação típica de dois a três graus, normalmente pré-programada em sistemas HVAC, os edifícios podem se tornar muito mais eficientes. Atualmente, os sistemas HVAC ligando e desligando consomem energia substancial. Os dados de ocupação podem permitir um controle mais refinado dentro de mais ou menos meio grau. Manter uma temperatura constante em um ambiente físico requer muito menos energia para manter uma temperatura confortável. Com o tempo, se a temperatura do espaço físico for mantida estável, ocorre um processo físico conhecido como massa térmica. Isso é semelhante a como a temperatura nas adegas de vinho permanece fria sem esforço (um bom isolamento obviamente ajuda).

Da mesma forma, se um escritório puder ser mantido numa temperadura ideal continuamente, tudo no escritório também estará próximo a esta temperatura. Os móveis, o drywall, os tetos, até a água no bebedouro estará com a temperatura nivelada. O termo para isso é equilíbrio térmico. Uma vez que esse estado é alcançado, é preciso menos energia para manter a meta de temperatura do ar... A IA agora pode fazer isso, economizando dinheiro e chamadas de serviço de usuários insatisfeitos.

Alcançar essa solução de economia de energia agora está disponível porque dados mais detalhados podem ser inseridos em uma IA robusta. Por exemplo, um prédio pode trocar mais de 1,5 milhão de pontos de dados todos os dias com um IA baseado em nuvem. Por causa da capacidade do I.A. de absorver entradas de dados massivas, mais tipos de novos sensores eletrônicos de produção de dados estão com a demanda explodindo. Por exemplo, hoje, termostatos pneumáticos que gastam energia (conhecidos por serem imprecisos / desperdiçadores em suas configurações) podem ser substituídos por um dispositivo exclusivo e obter resultados que produzem leituras digitais para uma configuração de temperatura precisa e mantêm essa configuração.

Atualmente, os proprietários de prédios comerciais têm uma gama mais abrangente de preocupações do que apenas energia. O movimento WELL é um exemplo. Os proprietários enfrentam um interesse crescente dos inquilinos em ter certeza de que o local de trabalho é seguro e protegido. Suponha que aconteça uma emergência pública. Talvez um incêndio ou um atirador seja relatado. Em caso de incêndio, os edifícios são evacuados o mais rápido possível. Em uma situação de ameaça armada, a orientação é se esconder e bloquear o local. Em ambos os casos, ter uma contagem em tempo real de onde as pessoas estão é um dado essencial que pode ajudar a direcionar os bombeiros e a polícia.

O principal motivo pelo qual a integração dos sistemas de automação e monitoramento nas edificações é a próxima etapa nas operações na construção civil é vincular sensores que transmitem dados em tempo real a um programa de inteligência artificial que considera os dados também em tempo real, resultando em economias de custo significativas. 

A utilização de uma IA real pode calcular as melhores soluções disponíveis, emitir instruções e comandos, definir ajustes para vários sistemas e fazer isso em segundos. Assim, se os gestores atuais  se considerarem apenas os programas e soluções que produzem relatórios, talvez eles estejam usando um espelho retrovisor... É uma tecnologia da última década. A tecnologia de construção da próxima década é alimentada por todos os tipos de dados, alimentados por IA e explicitamente criados para imóveis inovadores e que tragam retorno expressivo aos investidores e gestores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário