Como o setor imobiliário pode conduzir a adoção da Automação Residencial


Fonte: Forbes
Autor: Aaron Norris


O Consumer Electronic Show de 2020 (CES), em janeiro deste ano, foi uma exibição incrível, com mais de 170 mil convidados circulando em Las Vegas para explorar o que está por vir na próxima década. 

Quando se trata de casas inteligentes, quase não falta mais nada... Eletrodomésticos,  banheiros, espelhos, portões de garagem, fechaduras, chuveiros e sistemas de segurança voltaram a ser exibidos. Todos estavam conectados, muitos podiam ser ativados por voz e está ficando mais fácil ver um futuro em que casas inteligentes totalmente integradas conectam dispositivos que trabalham juntos para criar uma experiência holística para o usuário, perfeita e verdadeiramente útil.

Uma das tendências bem-vindas na CES 2020 foi uma discussão sobre segurança e privacidade. Em uma sessão intitulada “Tendências para acompanhar na era digital em 2020”, Steve Koenig, vice-presidente de pesquisa da CTA, sugeriu que a Internet das Coisas (IoT) precisava de uma nova marca tipo a “Inteligência das Coisas” para a próxima década.

Koenig explicou que os consumidores conseguem conectar dispositivos à Internet há anos. A questão agora é como integrar de forma inteligente todos esses dispositivos e de maneira segura, para que os consumidores se sintam à vontade para compartilhar os dados necessários e tornarem suas casas realmente inteligentes.

Esta abordagem deixaria os consumidores confortáveis ​​com a tecnologia com a qual se envolvem, porque os benefícios que recebem ao fornecer dados pessoais valeria a pena. O estímulo benéfico pode vir de maneiras únicas dos setores imobiliários fora do espaço tecnológico.

Construtores e agentes imobiliários podem se tornar os principais proponentes

Os construtores estão na frente e no centro das conversas sobre tecnologia de residências inteligentes. No ano passado, na International Builder Show, a Associação Nacional de Construtores de Casas (NAHB) divulgou dados mostrando que, embora os consumidores esperem que novas casas apresentem o melhor em adequação e eficiência, eles não querem pagar mais por isso.

De painéis solares a aparelhos com eficiência energética, os construtores devem encontrar o equilíbrio entre o que está incluído e o que eles repassam ao consumidor. Isso varia muito, dependendo do preço. Mas, sem dúvida, eles estarão na vanguarda do que os consumidores desejam e, em muitos casos, do que é possível com a tecnologia inteligente em casa. Em vez de um sistema “tipo miscelânea” que uma família cria aos poucos, após a compra de uma casa, as novas casas começam com um ecossistema integrado em mente para uma melhor experiência do comprador.

Jacob Atalla, vice-presidente de Inovação e Sustentabilidade da KB Homes, também aponta o nexo entre casas inteligentes e sustentabilidade. Dispositivos como termostatos inteligentes e controles de iluminação economizam energia e dinheiro do consumidor. Se o verde é importante para os compradores, talvez eles estejam dispostos a gastar um pouco mais  em casas novas, sabendo que economizarão recursos ao longo da vida útil.

É aqui que o setor de avaliação entrará em cena nos próximos anos. Ken Chitester, diretor de Comunicações do Appraisal Institute,, compartilhou o Anexo Residencial Verde e Eficiente em Energia, criado pelo  Appraisal Institute.  O formulário tenta documentar as medidas de eficiência energética tomadas em uma casa e ajuda o consumidor a entender a economia que pode ser alcançada. A documentação do retorno do investimento em eficiência provavelmente ajudará os consumidores a começarem a pensar menos no preço de compra de uma casa e mais nos custos de longo prazo da propriedade.

Os corretores de imóveis também serão ótimos parceiros para divulgar a tecnologia inteligente. Uma das parcerias mais interessantes em 2019 foi a colaboração denominada Turnkey entre Amazon e Realogy. O Realogy Franchise Group possui mais de 16.000 escritórios e aproximadamente 300.000 associados de vendas independentes. O programa TurnKey oferece a um comprador até US $ 5.000 em tecnologia inteligente da Amazon instalada profissionalmente, o que deve ajudar bastante na adoção e na melhor experiência do consumidor. Será interessante revisar o programa ainda este ano para ver se ambas as marcas obtiveram os resultados esperados.

Tecnologia inteligente em imóveis alugados

É sensato pensar que a tecnologia inteligente não deve deixar de fora os locatários. A geração do milênio contém muito mais inquilinos e por muito mais tempo do que as gerações anteriores.  Assim, surgem muitas oportunidades para empresas de tecnologia usarem proprietários e gerentes de propriedades como uma porta de entrada para a tecnologia residencial inteligente.

A abordagem "experimente antes de comprar" pode ser gerenciada com muito mais eficiência em escala nos prédios de apartamentos, para que os locatários tenham a chance de ver a tecnologia inteligente selecionada que todos também estão usando ao seu redor. Fechaduras inteligentes, eletrodomésticos, controles de temperatura, interruptores de luzes e detectores de fumaça são soluções importantes neste contexto.

Além dos proprietários de apartamentos, os investidores  também podem adotar o conceito de casa inteligente em seus investimentos, se isto ajudar a economizar dinheiro durante a operação da propriedade ou a criar destaque nas suas propriedades para possíveis inquilinos.

Já os construtores e os gerentes de propriedades provavelmente se concentrarão na tecnologia inteligente de infraestrutura - o material e recursos nos canteiros de obra que não os leva a participar nas guerras dos ecossistemas que decidem em nome do morador se é um lar da Amazon ou do Google, por exemplo.

Os incentivos serão fundamentais

Os dispositivos inteligentes podem ser caros e os setores de seguros e serviços públicos ajudarão, oferecendo incentivos, descontos e economia de custos através das lentes de segurança, sustentabilidade e eficiência.

Os dispositivos de controle de vazamento são um excelente exemplo de tecnologia mais recente no espaço doméstico inteligente oferecido por marcas como Alarm.com, Moen e Belkin. Os dispositivos ficam no cano principal da água e podem detectar vazamentos. Em seguida, ele pode desligar a água e alertar o proprietário sobre o vazamento e onde ele reside.

A marca Phyn da Belkin e o Alarm.com também têm plataformas de nível empresarial criadas para proprietários de imóveis para controlar a detecção de vazamentos em um projeto ou portfólio. Os gerentes de propriedades de todos os tamanhos dirão que não são apenas os reparos que são caros, mas também o tempo e a energia envolvidos na correção de problemas de vazamento. Pará-lo antes de começar é uma grande melhoria.

É por isso que as seguradoras intervém para salvar os proprietários quando eles possuem dispositivos de detecção de vazamento. Saber que os problemas de água podem ser interrompidos antes do início é um dos motivos pelos quais eles podem estar dispostos a oferecer descontos consideráveis ​​nos prêmios de seguros

Se o seguro estiver disposto a oferecer um desconto, espere que as empresas de serviços públicos de água intensifiquem e ofereçam também. Um cano com vazamento pode desperdiçar milhares de litros de água diariamente e um consumidor pode nem saber até que a conta chegue um mês depois. Os dispositivos domésticos inteligentes, capazes de provar sua capacidade de economia de água e energia, deverão receber mais descontos nos próximos anos, especialmente em regiões que enfrentam secas.

Observando o progresso em 2020

O anúncio no final de 2019 de que Google, Apple e Amazon agora estão trabalhando com a Zigbee Alliance para ajudar a criar padrões para uma Internet das Coisas mais fácil e segura pode ser a garantia de que o setor imobiliário precisa para se dedicar mais ainda à tecnologia de casas inteligentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário