OS NIVEIS DE MATURIDADE DO BIM

A utilização do BIM será uma ferramenta valiosa para quem trabalha com construção civil. Baseia-se no conceito de trabalho colaborativo, o que torna fundamental que todos os envolvidos saibam do que estamos falando.

BIM (Building Information Modeling ou Building Information Model) pode ser traduzido como Modelagem de Informação da Construção ou Modelo da Informação da Construção é um conjunto de informações geradas e mantidas durante todo o ciclo de vida de uma edificação.

O BIM é um método colaborativo de trabalho que se baseia na geração e troca de dados e informações entre as várias partes do projeto. Com base nessas informações, o ciclo completo de um edifício, desde a concepção até a conclusão e posterior manutenção, pode ser gerenciado com mais facilidade. Desta forma, é uma parte indispensável do processo de tomada de decisão.

Existem diferentes níveis de colaboração compartilhada em um projeto de construção. Estes são conhecidos como níveis de maturidade do BIM. A medida que avançamos através dos níveis, a colaboração entre os vários lados vai aumentando. No momento, existem quatro níveis distintos de maturidade do BIM.


Outra informação importante é a distinção entre as dimensões do BIM.

As dimensões são diferentes dos níveis de maturidade, pois estão ligadas ao tipo de informação que pode ser disponibilizada através do processo. São 4 tipos:


A transição da forma de projetar tradicional para a implantação de modelos BIM é inevitável, visto os benefícios envolvidos. A velocidade no compartilhamento das informações trará um aumento na produtividade. O trabalho colaborativo vai diminuir o tempo necessário para incorporar e editar novas informações. Estes itens impactam diretamente na diminuição de custos e na maior eficiência no planejamento de projetos.

O BIM, facilita o gerenciamento de grandes quantidades de dados, tornando a gestão do edifício mais eficaz e econômica. Tendo maior facilidade para gerenciar estes dados, as edificações terão um elevado padrão de qualidade, além de poderem sofrer interferências para modernização com mais rapidez e eficiência.

Com a aplicação do BIM, os erros construtivos são drasticamente reduzidos, e a tecnologia ainda torna a manutenção do edifício muito mais econômica.

A implantação do BIM ainda está só no começo e a mudança na realidade dos escritórios de projeto assusta bastante, mas a grande certeza é de que é um caminho sem volta volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário