Uma Norma que precisa ser adotada!

 Embora criada há mais de oito anos, e atualizada em 2016, a Norma Técnica da ABNT NBR 16264 que trata de "Cabeamento Estruturado Residencial" ainda carece de ser adotada de forma mais ampla nos projetos de instalações.

Num levantamento feito recentemente por escirtórios de coordenação, foi apurado que ela é aplicada em apenas cerca de 30% dos projetos atuais de novos empreendimentos residenciais. Isto revela, alem da falta de atualização dos projetistas, que muitas unidades residenciais entregues hoje aos seus moradores precisarão sofrer retrofits (que custam tempo e dinheiro) para que os sistemas de dados, voz e imagem da casa possam ser plenamente utilizados! 

E, com certeza, o dimensionamento  de uma rede WiFi residencial ideal vai precisar, entre outras coisas, que o projeto do sistema cabeado seja correto e bem implantado.

Vejam esta nota publicada em 2014 quando a Norma foi anunciada:

Agora já temos uma Norma nacional para Cabeamento Estruturado Residencial
Foi publicada pela ABNT no início de fevereiro, a norma NBR 16264:2014 “Cabeamento estruturado residencial”. Esta norma foi desenvolvida dentro da comissão de estudos CE 03:046.05 (COBEI), tendo como coordenador o Dr. Paulo Marin, Engº. e tendo como secretário o Eng. Paulo Henrique Dal Bó. Trata-se da primeira norma brasileira de cabeamento estruturado residencial. Com isso, nosso mercado de cabeamento e automação residencial passa a ter uma referência nacional (em fase com normalização internacional) para projetos e instalações.

Desde a adoção de um Quadro de Sistemas (ou Centro de Conectividade) para centralizar as entradas dos serviços recebidos das concessionárias, passando pela topologia em estrela para distribuição do cabeamento e até o uso dos cabos e dimensionamento de conduítes,  tudo está previsto e devidamente recomendado na Norma. Mas, por quê ainda ela é pouco adotada?


Nenhum comentário:

Postar um comentário