Custos de energia seguem acelerando a busca por edifícios mais eficientes

Fonte:




A pesquisa mostra que as medidas de intervenção de carbono zero líquido afetam diretamente os resultados financeiros de um edifício e a falha na descarbonização leva a um risco financeiro significativo.

As taxas de Retrofitting (renovação) de edifícios, consideradas essenciais para reduzir os gastos com energia e ajudar no combate à crise energética global, precisam triplicar para cumprir as metas do Acordo de Paris, segundo uma nova pesquisa.

A pesquisa Retrofitting Buildings to be Future-Fit da JLL adverte que as medidas de intervenção de carbono zero líquido (NZC) afetam diretamente os resultados financeiros de um edifício e que a falha na descarbonização leva a um “risco financeiro significativo”.

Metas de descarbonização

Para muitos edifícios, o cumprimento das metas de descarbonização para 2050 apresentadas no Acordo Climático de Paris baseia-se na modernização dos espaços atuais, que também podem gerar aluguéis mais altos, reduzir o risco financeiro e gerar taxas de ocupação e satisfação dos inquilinos mais altas.

A pesquisa da JLL revela que no norte global, as taxas de modernização precisam triplicar de apenas um por cento hoje para pelo menos três por cento das edifícios existentes para atender às metas de descarbonização.

Estima-se que US$ 3 trilhões serão necessários apenas no setor de escritórios para atingir essas metas. No mundo em desenvolvimento, novos imóveis comerciais e residenciais precisarão de novas abordagens que priorizem o carbono e a eficiência energética para melhorar a resiliência às mudanças climáticas e contribuir para um futuro mais sustentável. Lidar com a lacuna de conhecimento, capacitar a força de trabalho e dimensionar a tecnologia será fundamental para acelerar o ritmo da modernização, observa a empresa de serviços profissionais.

“O retrofitting não precisa ser um esforço de uma só vez. Mas, relatórios e divulgação não são suficientes isso requer investimento intencional e uma abordagem estratégica”

“A reforma de edifícios existentes é a maneira mais rápida e econômica de acelerar a descarbonização no ambiente construído”, disse Guy Grainger, chefe de serviços de sustentabilidade e ESG da JLL Global. “Seja na visão dos investidores ou ocupantes de edifícios, os requisitos estão mudando e os ativos reais se tornarão ilíquidos, a menos que haja um plano de transição.”

A adaptação de edifícios para serem mais eficientes energeticamente também exigirá que proprietários e ocupantes aprofundem relacionamentos e formem novos modelos de negócios para obter o valor significativo que ambos têm ao investir em sustentabilidade. O alinhamento das partes interessadas vai além de apenas o proprietário e o inquilino, pois fornecedores, operadores de edifícios, equipes de gerenciamento, equipes no local e até mesmo governos locais devem trabalhar juntos para fazer a transição para uma economia de baixo carbono.

Grainger acrescentou: “A modernização não precisa ser um esforço de uma só vez. Mas relatórios e divulgação não são suficientes – isso requer investimento intencional e uma abordagem estratégica. Os retrofits são mais viáveis e responsáveis quando considerados em conjunto com um reposicionamento de ativos mais amplo que responde às mudanças na dinâmica do local de trabalho e na resiliência climática.

“Temos provas suficientes que mostram que subestimamos o retorno positivo da intervenção e subestimamos o valor negativo da inação.”

O relatório Retrofitting to be Future-Fit, com informações de especialistas sobre como as empresas e aqueles que investem na economia imobiliária global podem descarbonizar com sucesso seus imóveis, foi discutido em um webinar como parte do Cop27.

Quer receber uma cópia deste relatório? Solicite através do e-mail predio@predioeficiente.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário