Tecnologias para Predios Inteligentes: Caminhando para o Futuro

Autor: David Gallagher
Fonte: Realcomm.com

Nas últimas décadas, tudo à nossa volta foi transformado pela tecnologia. Desde a forma como encomendamos comida e transporte até a forma como compramos mercadorias e administramos nosso dinheiro, mudamos com os avanços na computação pessoal, nos telefones celulares e na internet. Até a maneira como consultamos os médicos teve um impacto digital. Quase todos os aspectos da sociedade foram impactados por uma mudança digital; no entanto, os edifícios de tijolo e argamassa que moldam nosso tecido social - os lugares em que vivemos, trabalhamos e nos divertimos - não mudaram significativamente.

Sim, houve alguns avanços nos controles, materiais e métodos de construção, mas hoje em dia a maioria dos edifícios é amplamente projetada, construída e operada da mesma maneira que há 50 anos. A tecnologia é transparente na maioria dos aspectos de nossas vidas, mas surpreendentemente inexistente em muitas estruturas corporativas e escritórios. Por exemplo:
  • Eu posso falar com meu termostato em casa; por que devo ligar para alguém para alterar a temperatura no meu escritório?
  • Meu carro automatiza as direções de GPS para o shopping. Quando chego, por que ainda leio um quadro de diretórios para encontrar minha loja favorita?
  • Por que é tão difícil integrar sistemas de construção? Um pendrive USB é plug and play com qualquer laptop, mas mesmo a integração mais simples do edifício leva meses e gera um investimento significativo.
  • Por que novos edifícios perpetuam deficiências de construção e sistemas que não se comunicam?
Outras indústrias sempre usaram técnicas comprovadas para garantir a qualidade. Um avião, por exemplo, tem que voar desde o primeiro dia.

Por que a solução de problemas de um equipamento de construção gera um processo tão manual quando os mecânicos usam software para diagnosticar problemas com carros?

Só podemos imaginar o motivo da lenta adoção da tecnologia no setor imobiliário comercial. Mas, realisticamente, não há um motivo. Há muitos. Por um lado, o foco no setor imobiliário sempre foi principalmente o local e as comodidades, e os requisitos de tecnologia foram relativamente simplistas - mantenha as luzes acesas e o ambiente confortável. Nós nos concentramos no que as peças fazem e no desempenho delas em conjunto para causar um impacto positivo na experiência do cliente. Além disso, há décadas, os fornecedores têm um grande poder sobre nosso setor, mantendo os sistemas e dados bloqueados e indisponíveis. E o alto custo de implementar até a tecnologia necessária em edifícios tornou a tecnologia inacessível.

Independentemente das razões, nossa indústria chegou a um ponto em que não pode mais descartar a necessidade de tecnologia, nem ignorar os objetivos que aspiramos a alcançar. O setor deve se adaptar a uma nova geração de clientes que cresceram e esperam tecnologia. Ontem, o fator uau nos edifícios foi "vidro, latão e mármore" e o fator uau de amanhã será de comodidades digitais. Os proprietários de edifícios, diante de pressões crescentes de custo (como a recente pandemia COVID-19), estão recorrendo à tecnologia para obter soluções. Os proprietários veem a necessidade de criar estratégias mais significativas para definir como os edifícios atenderão às necessidades dos clientes, em vez de se concentrarem apenas no espaço e nas comodidades.

Felizmente, o mercado de tecnologia para facilities está equipado, pronto e esperando para responder com tecnologias de construção inteligentes e propostas de valor atraentes: custos operacionais reduzidos, uma experiência digital aprimorada do cliente, pegada ambiental aprimorada e o Santo Graal - aluguéis premium e um valor maior de ativos, como resultado de comodidades tecnológicas.

Estamos vendo inúmeras áreas de inovação:
  • Avanços na infraestrutura tradicional e sensores de IoT
  • Plataformas de análise que analisam grandes quantidades de dados de construção e relatam problemas
  • Robôs que automatizam tarefas arriscadas e trabalhosas
  • Aplicativos que oferecem controle ambiental personalizado
  • Novos recursos de localização
  • Recursos digitais que oferecem representações virtuais de edifícios
A saturação de tecnologias e a infinidade de fornecedores oferecem muito por onde escolher. No entanto, ainda existe confusão dentro da indústria sobre exatamente o que é necessário e como avançar. 

No momento, não há realmente nenhum livro de referência sobre como construir um edifício inteligente - ele simplesmente não existe. Um futuro livro ou guia deve se referir a:
  • Roteiros simples para ajudar os proprietários a sequenciar a tecnologia fundamental e implementar as principais camadas de integração para dados
  • Guias sobre como usar elementos do sistema para vários propósitos
  • "Cérebros" para sintetizar e organizar as respostas do edifício
  • Formas de proprietários e clientes terem uma jornada compartilhada no local de trabalho
Até perguntas simples podem ser assustadoras para quem está começando a jornada. O que define um edifício inteligente e o que preciso construir? Com tantas tecnologias para escolher, onde me concentro? Como faço para implementar? Como posso implementar quando me pedem para cortar custos?


Comece com o aprendizado

Navegar no mundo de edifícios inteligentes começa com a compreensão de sua paisagem. Converse com outras pessoas que já estão na jornada e observe. Participar de conferências (ou webinars); convide os fornecedores a apresentar seus produtos. O objetivo é desenvolver um entendimento das tecnologias de construção inteligente disponíveis e determinar quais podem ou não ser aplicadas aos seus negócios. Além disso, avalie seu ambiente competitivo e a urgência de mudanças. Ouça antes de começar.

Desenvolva sua visão

Comece definindo seus objetivos. Existem duas abordagens que podem ajudar. 

Primeiro, considere os desafios operacionais atuais, pontos problemáticos ou riscos que você deseja resolver. Como os sistemas de construção devem funcionar e interagir, e o que pode ocorrer se o fizerem? Isso pode reduzir as despesas com serviços públicos, diminuir o número de falhas no equipamento ou melhorar a segurança cibernética de seus edifícios. 

Segundo, considere oportunidades para aprimorar o atendimento ao cliente e como o cliente interage com o edifício. Quais são as melhores maneiras de promover a marca ou o desempenho econômico da sua empresa? Seja específico e realista na definição de suas metas e considere a visão no nível corporativo e no local. É importante considerar isso além da visão corporativa; cada edifício pode ter seus próprios desafios e oportunidades com base nos clientes que atende e na realidade do mercado em que atua.

Depois de definir seus objetivos, especifique as possíveis tecnologias que podem enfrentar os desafios e oportunidades. A chave para desenvolver a visão é focar nos resultados que você deseja alcançar primeiro. Então, considere as tecnologias. Sequenciar e priorizar fazem a diferença aqui.

Desenvolver um plano tático

Depois de desenvolver a visão, considere como implementá-la. Seu plano tático deve considerar um roteiro de tecnologia para cada edifício - um conjunto de iniciativas de tecnologia priorizadas ao longo do tempo que transformarão cada site em um edifício inteligente. Também deve considerar quem implementará e será responsável pelo plano. Seja específico e detalhado. Mapeie as dependências para o investimento de capital, mas também identifique qual aspecto da sua visão cada elemento cumprirá.

Avalie seus edifícios

A tecnologia de construção inteligente requer integração com sistemas existentes que atualmente podem não ter a capacidade de suportar os resultados que você procura. Alguns desses sistemas devem primeiro ser atualizados ou substituídos. Compreender as tecnologias atuais em seus edifícios e suas capacidades constitui uma etapa crítica no plano tático. No mínimo, desenvolva um inventário de sistemas - marcas e modelos, protocolos de comunicação e seu estado de prontidão inteligente. Avalie os sistemas em relação a um padrão inteligente de tecnologia de construção. Isso ajudará a informá-lo sobre os sistemas que precisam de atualização.

Encontre um aliado

Seja especialista interno ou consultor, encontre um aliado com a experiência certa e o conhecimento no assunto para ajudá-lo a desenvolver sua visão e implementar o plano. Identifique os lideres da empresa que podem ajudar a vencer os bloqueios existentes. Um lider é alguém que apóia a visão e pode ajudar a desbloquear o investimento de capital. Edifícios inteligentes são relativamente novos e podem ser complexos. Ter os aliados certos reduzirá o tempo de implementação, evitará erros dispendiosos e priorizará os impactos no cliente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário