Por que edifícios saudáveis ​​e inteligentes se tornarão o "novo normal"


Fonte: Connected Real State Magazine
Bebês chorando, cachorros latindo, aspiradores de pó ligados o dia inteiro nos confundindo durante as teleconferências, dificultando o trabalho em casa. Máquinas de lavar louça e lavadoras de roupa ecológicas, que funcionam por mais de duas horas e meia por vez, estar junto com a familia, com cônjuges, nos levam a questionar se o "novo normal" causará uma rápida mudança no ambiente de trabalho do escritório tradicional pré-pandêmico. Desde os anos 90, provamos várias vezes que apenas alguns conseguem gerenciar regularmente o trabalho em casa, mas, para a grande maioria, isso é indesejável em qualquer nível, menos produtivo e não sustentável. Enquanto todos nós estamos fazendo a nossa parte para ficar em casa agora, isso não pode e não vai durar muito...

“Será imperativo que funcionários, usuários e ocupantes de edifícios se sintam seguros e confortáveis ​​voltando a um“ ambiente ”saudável e limpo do escritório.

Logo depois que todos nós cortarmos o cabelo, reordenarmos a aparencia e garantirmos que nossas roupas ainda se encaixem, queremos voltar aos nossos horários diários. Afinal, somos criaturas de hábitos. São necessários contatos diretos e reuniões diretas em todos os níveis. Enquanto 67% dos trabalhadores em quarentena em uma recente pesquisa informal da CRETech disseram que eram mais eficientes em casa, 80% afirmaram claramente que estavam perdendo a interação social do ambiente do escritório. As crianças em idade escolar precisam da interação para desenvolver e ajustar suas habilidades sociais, assim como os adultos no mundo dos negócios. Nossos escritórios rapidamente se tornarão nosso refúgio; no entanto, eles precisarão mudar e "edifícios saudáveis ​​e inteligentes" se tornarão a norma.

Além de todas essas distrações, existem ineficiências e falhas de comunicação que ocorrem em e-mails, textos, telefone e videochamadas. A regra de comunicação pessoal do Dr. Albert Mehrabian, descreve os elementos principais da comunicação como 7% de palavras faladas, 38% de voz e tom e 55% de linguagem corporal. Portanto, dada a qualidade granulada, irregular e esporádica da videoconferência nos dias de hoje, estamos transmitindo apenas 50% da mensagem. Em breve, o aumento da largura de banda (5G) e a realidade virtual poderão resolver esse problema, mas, por enquanto, isso só pode ser resolvido através de reuniões presenciais e retorno ao escritório.

Estamos todos cansados ​​de ouvir o aparador de grama do vizinho, caminhões de construção e barulho da equipe durante todo o dia - (existe uma razão pela qual a construção de escritórios ocorre fora do horário comercial.) Para muitos, trabalhar em casa é novo, difícil e cria desafios como conversar enquanto emudecido, congelamento de vídeo, áudio distorcido, microfones que não funcionam, queda de linhas, eco terrível e todos esses ruídos de fundo que poderiam ser melhor gerenciados com o uso adequado do botão "mudo". Esperamos um retorno ao nosso escritório, ainda este ano. Para a maioria de nós, precisamos desse "segundo lugar" para trabalhar por uma separação entre trabalho e família.

Embora o distanciamento social possa permanecer normal no futuro, será imperativo que
funcionários, inquilinos e ocupantes do edifício se sintam seguros e confortáveis, voltando a um ambiente de escritório limpo e saudável. Eles vão querer ter certeza de que o prédio foi completamente limpo e higienizado regularmente e com novos protocolos de limpeza, garantindo que seja um edifício saudável e inteligente.

O ar limpo e saudável será uma prioridade e os sistemas de gerenciamento de edifícios e climatização (BMS) exigirão atualização e aprimoramentos tecnológicos. Depois do 11 de setembro, muitos prédios governamentais colocaram desinfetantes ultravioleta (UV) nos sistemas de ar do edifício para reduzir com segurança e eficácia bactérias, vírus e alérgenos. Além do ar limpo, as recentes melhorias na tecnologia de iluminação UV permitem que salas vazias sejam higienizadas em poucas horas. Os robôs de limpeza atualmente usados ​​em hospitais se tornarão normais em edifícios para limpezas noturnas. Os sensores nas estações de trabalho de hotel notificarão as equipes de limpeza (ou robôs) de que o uso da estação está completo e pode ser higienizado antes do próximo uso.

À medida que a pandemia passa, o controle do viva-voz através de aplicativos móveis seguros fornecerá acesso de segurança, abertura de portas, direção de elevadores, acender luzes, ajustar temperaturas e até mesmo usar máquinas de venda automática sem precisar tocar em nada. O registro do visitante no local e pré-local, orientação e navegação da construção, elevação e abaixamento de mesas e cadeiras, juntamente com ajustes de cortina da janela, serão todos controlados por um aplicativo em nossos smartphones.

Embora esperemos que os conceitos de escritório mudem drasticamente devido a requisitos de distanciamento social, gerenciamento de espaço, agendamento de salas e serviços auxiliares de escritório serão todos gerenciados por meio de um aplicativo. O reconhecimento facial, o acesso à segurança, os novos protocolos de elevador e o aumento do uso de escadas continuarão a influenciar a evolução dos edifícios e os requisitos de aplicativos.

Scanners não invasivos de temperatura corporal podem ser instalados para detectar febres nos pontos de entrada do edifício. No futuro, dispositivos portáteis como o Apple Watch oferecerão informações e avisos detalhados e em tempo real relacionados à saúde. Se um ocupante mostrar sinais ou testes positivos para o Covid-19 ou qualquer outro vírus, os dados históricos de localização podem ser analisados ​​para determinar quais outros funcionários estavam no escritório no momento e permitir que os empregadores tomem as medidas de segurança apropriadas.

Os sensores da sala fornecerão um censo em tempo real dos dados de ocupação e localização para indicar onde as pessoas devem gerenciar adequadamente as regras de distância social e os limites de ocupação. Os proprietários e inquilinos dos edifícios poderão enviar instantaneamente comunicações e avisos por meio do aplicativo móvel aos ocupantes e, com a mesma tecnologia, os socorristas poderão receber a localização do ocupante em caso de emergência. Por meio de controles
aprimorados, monitoramento de dados sensoriais e comunicações, os aplicativos ajudarão as pessoas a se sentirem seguras de capazes ao voltar ao trabalho.

As comodidades de construção também serão gerenciadas por aplicativos. Encomendar café e comida na lanchonete do saguão do prédio, verificar lavanderia, notificação quando a academia de ginastica do prédio estiver abaixo dos níveis de ocupação, para que se possa fazer o treino do meio-dia se tornará a norma. Serviços de aplicativos de transporte, táxis, transporte de massa e outros serviços de carona também serão incluídos.

Nossa sociedade focada em tecnologia continuará a desenvolver e introduzir vários outros serviços de construção inteligentes que serão gerenciados a partir de um aplicativo. Os fatores finais de sucesso para os aplicativos vencedores serão três vezes maiores.

Primeiro, o aplicativo deve ser uma plataforma unificada que integre totalmente todos os serviços. Ter que usar vários aplicativos derrotará o objetivo. O aplicativo precisará ser integrado total e perfeitamente, exigindo que o desenvolvedor do aplicativo tenha protocolos abertos e fortes parcerias do setor.

Segundo, o aplicativo deve ser fácil de usar, com uma interface de usuário limpa, simples e intuitiva que as pessoas gostem de usar.

Terceiro, o aplicativo precisará coletar dados relevantes, fornecer análises úteis e implantar totalmente o Machine Learning (ML) e a Inteligência Artificial (AI) para todas as áreas, incluindo gerenciamento de temperatura e energia, manutenção preditiva e saber o que quero a seguir, mesmo antes que eu perceba.

Hoje, existem várias plataformas e aplicativos no espaço de experiência do proprietário e inquilino do edifício. Cada um faz um pouco disso e um pouco daquilo, mas todos parecem se concentrar em uma ou duas áreas específicas, como gerenciamento de edifícios, segurança, conforto, gerenciamento de espaço, serviços de localização, comunicações, comodidades e disponibilidade de edifícios.

No curto prazo, enquanto formos obrigados a ficar em casa, os proprietários de edifícios precisarão gerenciar seus investimentos remotamente enquanto operam com equipes de colaboradores terceirizados.. O equipamento de construção principal deve permanecer operacional e em boas condições de funcionamento. O gerenciamento de edifícios, os controles de instalações e os sistemas de automação de edifícios (BAS) precisarão ser gerenciados remotamente. Os sistemas de monitoramento precisam estar acessíveis através de aplicativos móveis, com alertas e avisos que podem ser respondidos rapidamente. Para ajudar a compensar os custos, também será necessário permitir ajustes remotos nos sistemas de Gerenciamento de Energia Predial (por exemplo, temperatura, iluminação).

Agora, mais do que nunca, os proprietários de edifícios exigem soluções imediatas para monitorar e gerenciar seus edifícios remotamente e enviar colaboradores apenas no caso de problemas críticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário