Desafios da implantação do BIM na construção civil brasileira

Aqui vamos tratar sobre a importância do Building Information Modelling (BIM) para alavancar o setor da construção civil. 

O texto a seguir é de uma publicação do CTE, uma importante referencia do mercado:

Estamos nos referindo a uma metodologia que reúne tecnologias e processos integrados para a criação, utilização e atualização de modelos de informação de uma construção, de modo colaborativo.

O BIM é capaz de auxiliar as empresas a superar uma série de desafios nas etapas de projeto e de obras. Entre eles, o estouro dos orçamentos.

Pesquisa recente realizada pela Thórus Engenharia e pela Otus detectou que, em um universo de 281 construtoras e incorporadoras brasileiras, apenas 20% conseguem finalizar suas obras dentro do orçamento. Pior, quase metade das construtoras sofre com custos até 6% acima do previsto, valor que corrói margens e compromete a sustentabilidade dos negócios.

Mas o dado mais interessante do estudo, que pode ser acessado aqui, é que entre as construtoras que utilizam BIM, 90% conquistaram maior assertividade em seus orçamentos após a implantação da metodologia.

Se por um lado os benefícios associados ao uso do BIM são enormes, por outro sua implantação impõe quebras de paradigmas no que diz respeito às pessoas, aos processos e à tecnologia.

Questões relacionadas à interoperabilidade, falta de profissionais qualificados e infraestrutura tecnológica, além da complexidade intrínseca ao próprio BIM, são alguns obstáculos.


Por isso, nossa dica de hoje é o e-book “BIM”, desenvolvido pela Rede Construção Digital, Industrializada e Sustentável (RCDI+S). 

A publicação aborda estratégias e práticas para implantação da metodologia e inclui um capítulo com viés prático dedicado à elaboração de BIM Execution Plans (BEPs).

Faça o download gratuito agora mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário