Foram discutidas questões legais relativas à aprovação de uso dos imóveis, assim como a necessidade das construtoras e incoporadoras incluirem a analise de riscos em sua atividade rotineira, sob pena de não alcançarem os objetivos previstos em cada um de seus empreendimentos.
Na apresentação denominada "Riscos Operacionais: planejando o condominio já na sua concepção", apresentada por Isabelle Gretillat da Geiah Consultoria de Projetos foi enfatizada a necessidade de antecipar, através de projetos especificos, a inclusão de diversas disciplinas que muitas vezes ficavam relegadas a serem discutidas apenas no momento do inicio da operação das edificações. Este tipo de ação a ser implementada pelos incorporadores e investidores visaria não só a redução dos riscos e ao aumento da eficiencia de todo o processo construtivo mas , principalmente, resolver antecipadamente questões que muitas vezes inviabilizam de forma permanente a operação plena de uma edificação.
Lembrando que a grande maioria das novas edificações têm destinação multiuso, incluindo residencias (permanentes e temporárias), escritorios compartilhados, espaços de convivencia coletivos e variados tipos de comercio (alimentação, clinicas, escolas e similares). Para toda esta variedade de usos, é necessária uma infraestrutura complexa, que vai desde a questão de estacionamentos até serviços diversos, como lavanderias, limpeza e manutenção, locação de veiculos (sejam carros, patinetes ou bicicletas), recebimento de correspondencias e muitos outros.
Dentre as principais disciplinas citadas destacou-se o papel do projeto de automação integrada como um dos elementos chave neste novo modelo de contratação e de desenvolvimento dos projetos dos novos empreeendimentos.
As principais disciplinas e especializações citadas durante a apresentação foram:
Automação - Segurança - Acessibilidade - Sustentabilidade - Hotelaria e Hospedagem - Serviços de Saude - Alimentação - Estacionamento e Sistema Viário
Assim, estas disciplinas se juntam àquelas já tradicionalmente incorporadas desde o inicio do projeto (arquitetura, projetos civis, instalações) para reduzir riscos na operação e maximizar os resultados esperados nos novos empreendimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário