Pela primeira vez o Brasil ganha um premio mundial em automação

Projeto da nova sede administrativa da SANEPAR em Curitiba (PR) recebe o premio anual "KNX for LEED V4 Gold" 

Conheça um pouco sobre este projeto vencedor na categoria Eficiência Energética.

A sede administrativa  da SANEPAR em Curitiba (PR) apresenta o KNX como o maior benefício das capacidades de integração de protocolos da Multiplus: 

KNX, ModBus e BacNet, DALI, Hitachi e Somfy Animeo IP RS485 todos os sistemas integrados ao servidor BMS Workstation SBO DALI Lighting Control, bombas e motores, medições e consumo de água, medições e consumo de energia, sensores: CO2, Movimento e Luz, Eficiência e Controle: 1600 reatores de iluminação, HVAC, bombas e motores e água de reuso, painel fotovoltaico, sensores de luz para dimerização contínua de escritório, pulsos para controle local e 50 cenários construtivos customizados, 147 sensores de presença alocados no plano e em torno do serviço e circulação e banheiros. 

Sensores de CO2 para Controle de Qualidade do Ar e Renovação do Ar, controle de 50% das tomadas do prédio geram economia de energia com o tempo fora do prazo. Sensores externos de luz crepuscular colocados nas fachadas , com Estação meteorológica instalada. Como a filosofia KNX há várias marcas presentes no projeto, tais como: ABB, Tecnologia EAE , Schneider Electric, Vivo Suisse, Apricum ,Albrecht Jung e Somfy

Para mais detalhes, veja o vídeo disponibilizado no link: https://youtu.be/-uvRqJr7U50


Um breve descritivo técnico :

É um edifício novo, que foi projetado desde sua concepção inicial com os requisitos de automação predial e eficiência energética. Sendo assim, os requisitos foram os padrões LEED e o perfil de uso desta instituição governamental.

Da interação humana e gerenciamento , os usuários podem gerenciar luzes inteligentes e HVAC individualmente ou tudo está centralizado? 

Os utilizadores podem interagir apenas com a iluminação, pois um dos requisitos necessários ao preenchimento era que o edifício trabalhasse para si próprio, pelo que as restantes funções são operadas através de lógica e supervisionadas pelo Operador do Edifício, que pode intervir somente quando necessário. Como o prédio tem em seu interior ocupado por quase 1000 pessoas, seria complexo se todos tivessem acesso aos controles dos demais sistemas.

Está instalado o sistema BMS, o monitor solar opera para automatizar estores, iluminação e HVAC dependendo da incidência do sol? 

Sim, há um BMS instalado que é monitorado em uma sala dedicada no prédio. Foi levado em consideração o uso do posicionamento do sol, as cortinas, a iluminação e até a temperatura interna estão levando em consideração a incidência solar.

Existem dados sobre quanta economia de energia a empresa tem com esses sistemas inteligentes? 

Com todos os sistemas trabalhando juntos, a economia pode chegar a 60% quando a função de redução de demanda estiver ligada. Modo Eco! O prédio é propriedade de uma instituição governamental, por isso não podemos fornecer os dados. Mas algumas informações são: O edifício reduz o ponto de ajuste de iluminação durante a hora do almoço e limpeza; A energia fotovoltaica gerada corresponde a 30% do consumido; A temperatura é compensada automaticamente pela atuação de persianas reduzindo o uso de HVAC; As áreas de circulação nos espaços abertos funcionam com diferentes pontos de ajuste. O sistema torna-se impossível para os usuários acenderem a iluminação externa em horários que não sejam necessários (o operador do sistema pode alterar); Quase 150 sensores de presença garantem que a iluminação, as tomadas e o ar condicionado desliguem após um determinado período de tempo sem ocupação. 

"É um momento único para o Brasil e somos honrados em partilhar esse Troféu, para que possamos também inspirar mais pessoas. É muito gratificante saber que todas as barreiras estão sendo superadas, cada dia de trabalho é feito com carinho e dedicação.” – Thaís Giordani, sócia da Arqtech Automação

Assista ao video do site oficial da KNX que apresenta o projeto como vencedor: https://youtu.be/HGWnvToUcDA 

Este ano o anuncio dos premios foi feito em cerimonia online transmitida diretamente da sede da KNX Association na Belgica


Link da Premiação https://www.knx.org/knx-en/Landing-Pages/KNX-Award



Nenhum comentário:

Postar um comentário