Edificios Inteligentes - Iniciando uma nova Década

Fonte:  IoT For All

Em 2020, as soluções de construção inteligente habilitadas para IoT que utilizam sensores conectados influenciarão a forma como os construtores devem repensar seus modelos de negócios para aproveitar ao máximo essa tecnologia.

Edifícios inteligentes estão rapidamente se tornando um padrão em todo o mundo. De acordo com a Mordor Intelligence, o mercado de construção inteligente deve registrar uma taxa de crescimento anual composta de mais de 23% no período de 2019 a 2024. Cada vez mais, cidades inteligentes sofisticadas estão sendo desenvolvidas por nações de todo o mundo para melhorar a eficiência, reduzir os custos operacionais e também facilitar a vida de moradores e empresários.

Em 2020, a disponibilidade de soluções de construção inteligente habilitadas para IoT que alavancam sensores conectados continuará a influenciar a forma como os fornecedores de construção devem repensam seus modelos de negócios para aproveitar ao máximo essa tecnologia. Dito isto, os edifícios inteligentes apresentam um conjunto de desafios únicos que os seus gestores também devem ter em mente ao implementar uma solução, como a necessidade de integragir com os seus materiais de construção. Por esse motivo, os recursos de longo alcance e baixo consumo de energia tornaram-se essenciais para garantir que os sensores realizem o trabalho pretendido, como detectar problemas, otimizar o uso de serviços públicos e melhorar a segurança e a conveniência da vida cotidiana.

Aqui estão algumas maneiras específicas pelas quais as soluções de IoT conectadas continuarão a impulsionar o crescimento de edifícios inteligentes.

Criando soluções eficientes de gerenciamento de energia

Os custos de energia estão aumentando rapidamente e as questões ambientais continuam sendo uma grande preocupação, por isso há uma pressão crescente sobre os gerentes de construção para fornecer mais soluções de economia de energia em suas instalações.

Por exemplo, usando sensores, os termostatos inteligentes que podem monitorar a temperatura do ar interno e externo, a umidade e a presença de pessoas em uma sala. Esses dados podem ser usados ​​para controlar de forma inteligente os sistemas HVAC dentro dos edifícios, para que eles possam resfriar ou aquecer as salas somente quando necessário. Os medidores inteligentes também permitem um monitoramento mais preciso do consumo de energia em todo o edifício, enquanto o uso de plugues elétricos inteligentes permite que os usuários detectem dispositivos com alto consumo de energia e tomem as ações apropriadas para reduzir seu consumo.

Os dispositivos LoRa® e o protocolo LoRaWAN® facilitam para os gerentes de construção a implementação de um sistema de construção inteligente fácil e econômico, com economia de energia. Projetado para suportar comunicações sem fio robustas e de longo alcance, os dispositivos LoRa podem conectar sistemas de gerenciamento de energia com termostatos inteligentes, controles de iluminação, tomadas inteligentes e outros dispositivos que consomem energia.


Manutenção preditiva

Muitas instalações utilizam a manutenção preventiva para garantir que o equipamento esteja funcionando corretamente. Isso geralmente envolve inspeções de rotina e suposições sobre o status do equipamento e com que frequência ele é usado. A tecnologia de sensores conectados leva esse conceito ao próximo nível, fornecendo um nível mais detalhado sobre a tecnologia que mantém um edifício inteligente, incluindo temperatura, potência e ruídos do equipamento.

Um exemplo disso é o monitoramento de motores de ventiladores  que normalmente operam 24 horas por dia em um edifício comercial. Diferentes harmônicos mecânicos são identificados à medida que envelhecem e, usando sensores baseados em LoRa e um modem, a saúde do motor e sua posição no ciclo de vida podem determinar quando um problema parece estar se desenvolvendo, para que a manutenção possa ser agendada no momento mais conveniente antes que surja um problema maior.

Informações em tempo real

O acesso a dados em tempo real é um dos maiores benefícios da implantação de uma solução de construção inteligente, pois permite que os gerentes de negócios visualizem melhorias em toda a estrutura e tomem decisões de ação. Por exemplo:

  • Sensores inteligentes em edifícios tornam todos mais seguros, monitorando e relatando uma ampla gama de questões, incluindo alarmes de incêndio, qualidade do ar do escritório, detecção de produtos químicos perigosos para edifícios industriais e integridade estrutural.
  • Dados de ocupação em tempo real, geolocalização e tráfego de pedestres podem ser usados ​​para identificar padrões de uso espacial, permitindo otimização da eficiência de espaço e reconfigurando escritórios e layout de local de varejo com base em dados de uso rotineiro real.
  • Os ocupantes podem receber crachás para controlar o acesso, mas isso também fornece informações de presença. Os gerentes de construção podem usar essas informações para detectar invasões e identificar pontos de entrada abertos que devem ser fechados, e o controle remoto permite que eles fiquem de olho em seu prédio mesmo sem estarem presentes no local.

Conclusão:

Em 2020, a tecnologia IoT continua a apresentar novas oportunidades para o gerenciamento de edifícios comerciais e residenciais. Com dispositivos conectados e análises poderosas, os gestores de construção podem implementar soluções que aumentam a eficiência e oferecem novas oportunidades de sustentabilidade e economia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário