Novos empreendimentos imobiliários: a importancia crescente do projeto multidisplinar

Durante o V Encontro de Construtores e Incorporadores - Novos Riscos do Setor Imobiliário, evento realizado pelo SECOVI SP foram discutidos diversos aspectos muito atuais sobre as rápidas mudanças que vêm ocorrendo no ambiente da construção civil, principalmente aqueles ligados aos novos modelos de moradias e de ocupação nas regiões urbanas.

Foram discutidas questões legais relativas à aprovação de uso dos imóveis, assim como a necessidade das construtoras e incoporadoras incluirem a analise de riscos em sua atividade rotineira, sob pena de não alcançarem os objetivos previstos em cada um de seus empreendimentos.

Na apresentação denominada "Riscos Operacionais: planejando o condominio já na sua concepção", apresentada por Isabelle Gretillat  da Geiah Consultoria de Projetos foi enfatizada a necessidade de antecipar, através de projetos especificos, a inclusão de diversas disciplinas que muitas vezes ficavam relegadas a serem discutidas apenas no momento do inicio da operação das edificações. Este tipo de ação a ser implementada pelos incorporadores e investidores visaria não só a redução dos riscos e ao aumento da eficiencia de todo o processo construtivo mas , principalmente, resolver antecipadamente questões que muitas vezes inviabilizam de forma permanente a operação plena de uma edificação.

Lembrando que a grande maioria das novas edificações têm destinação multiuso, incluindo residencias (permanentes e temporárias), escritorios compartilhados, espaços de convivencia coletivos e variados tipos de comercio (alimentação, clinicas, escolas e similares). Para toda esta variedade de usos, é necessária uma infraestrutura complexa, que vai desde a questão de estacionamentos até serviços diversos, como lavanderias, limpeza e manutenção, locação de veiculos (sejam carros, patinetes ou bicicletas), recebimento de correspondencias e muitos outros.

Dentre as principais disciplinas citadas destacou-se o papel do projeto de automação integrada como um dos elementos chave neste novo modelo de contratação e de desenvolvimento dos projetos dos novos empreeendimentos.

As principais disciplinas e especializações citadas durante a apresentação foram:


Automação - Segurança - Acessibilidade - Sustentabilidade - Hotelaria e Hospedagem - Serviços de Saude - Alimentação - Estacionamento e Sistema Viário

Assim, estas disciplinas se juntam àquelas já tradicionalmente incorporadas desde o inicio do projeto (arquitetura, projetos civis, instalações) para reduzir riscos na operação e maximizar os resultados esperados nos novos empreendimentos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário