Os Integradores e as questões ligadas ao bem estar dos moradores


Este artigo aprofunda a discussão sobre a nascente categoria de biofilia, analisando o importante canal para a iluminação circadiana, a qualidade do ar interno e outros elementos com os quais os integradores devem se familiarizar.

Autora: Julie Jacobson, do www.cepro.com  

Natureza. Você nunca pode obter o suficiente disso. Literalmente. Geneticamente, nós ansiamos por isso - um conceito incorporado pelo termo biofilia (literalmente, amor aos seres vivos) e os princípios do design biofílico, ou trazendo a natureza para ambientes construídos.

A espécie humana está doente porque passamos 90% do nosso tempo dentro de casa, enquanto o nosso DNA está preso em algum lugar na Idade da Pedra. Nossos ancestrais prosperaram estando ao ar livre em aproximadamente 100% do tempo. Alguns milênios milenários não podem desfazer milhões de anos de evolução. Nós ainda desejamos a natureza com cada fibra do nosso ser e sofremos fisicamente, mentalmente e emocionalmente de nossa severa privação da natureza.

No setor de tecnologia residencial, os integradores estão se concentrando pelo menos num elemento do design biofílico - a iluminação centrada no homem (circadiano) - sem necessariamente captar toda a “coisa da natureza”.

A HCL é uma ferramenta clássica para imitar a natureza (“biomimética” ) através de mudanças na intensidade de iluminação e temperatura de cor para replicar aproximadamente padrões de luz natural do anoitecer até o amanhecer. Há evidências científicas sobre os benefícios para a saúde da iluminação circadiana quando você fica preso em uma área coberta por 90% do dia.
Agora é um grande negócio para prédios de escritórios e de hospitalidade, além de prisões e escolas, e logo casas e apartamentos onde construtores, desenvolvedores e integradores de casas inteligentes fazem seus projetos.

Por que "bem-estar" será "um grande segmento"

Jan Vitrofsky, fundador da empresa de integração high-end Home Entertainment Design (HED), é um dos muitos integradores que estão mergulhando no bem-estar por meio da iluminação.
"Acho que estamos no começo do que será um grande nicho de mercado do que fazemos para ganhar a vida", diz ele ao CE Pro.

Sua incursão no bem-estar começou há dois anos com a HCL. Como especialista em controle de iluminação de longa data, ele foi abordado por uma construtora de alto padrão que queria saber: "O que você sabe sobre a iluminação do ritmo circadiano?"

A resposta na época era: não muito. Mas o proprietário queria a primeira casa “WELL” e havia lido sobre essa empresa chamada Delos, que construiu o WELL Building Institute e o WELL Building Standard. Depois de uma viagem à cidade de Nova York para visitar a equipe de Delos, Vitrofsky ficou viciado no ângulo.

"Sempre tive paixão pela iluminação", diz ele. “Com a Delos, aprendi mais sobre iluminação e bem-estar. Eu me juntei ainda mais ao bem-estar com eles ”.

Os benefícios para a saúde da iluminação circadiana entraram na consciência dos integradores de tecnologia doméstica há alguns anos com o influxo de sistemas de iluminação e acessórios que podem ser ajustados para temperatura e intensidade de cor para melhor simular a luz natural do dia.
Junto veio a Ketra (adquirida pela Lutron em 2018), patrocinada pela Delos, para a CEDIA Expo 2017, promovendo talvez a mais automatizada simulação circadiana, juntamente com a “renderização de cores da mais alta qualidade sem quebra de cores”, proclamou a empresa.

As imagens no campo de Ketra foram deliberadas, evocando cenas do exterior, que estão no centro da iluminação circadiana. A humanidade (e a maioria dos seres vivos) evoluiu para viver e prosperar ao ar livre, com exposição em tempo integral aos ciclos diurnos / noturnos de 24 horas que abrangem um dia.

O problema é que passamos a maior parte do tempo dentro de casa, protegidos das pistas naturais que informam nossos relógios biológicos. A iluminação é considerada a mais importante dessas sugestões.

Bastões e cones no sentido ocular alteram a temperatura da cor (relacionada ao comprimento de onda ou a saída espectral) e a intensidade da iluminação. Duas descobertas bem recentes indicam que temos fotossensores não-visuais nos olhos e na pele, que também reconhecem as características em constante mudança da luz. Todos esses receptores enviam mensagens ao cérebro para liberar a serotonina (o "químico feliz") durante o dia e a melatonina (hormônio indutor do sono) à noite.

O rompimento desses padrões de luz natural confunde nosso circuito circadiano altamente evoluído, que informa nosso sono, secreções hormonais, estado de alerta, funções neurológicas, metabolismo, sistemas imunológicos, humor ... praticamente tudo que nos torna humanos no nível celular.
A pesquisa da última década demonstra de forma bastante convincente que a luz natural, ou a iluminação artificial que simula a luz do dia, nos torna mais produtivos e felizes durante o dia e nos ajuda a dormir à noite; a iluminação apropriada para o anoitecer à noite nos ajuda a relaxar na hora de dormir.

Que haja luz ... e qualidade do ar interior

Em uma pesquisa realizada pela CEPro em junho de 2019, os resultados preliminares indicam que 57% dos integradores de tecnologia doméstica são bem versados ​​ou muito versados ​​no conceito de iluminação humana. Apenas 10% dos entrevistados disseram que nunca ouviram falar dele, com outros 12,7% dizendo que estão começando a se informar a respeito.

Mais de um quarto (25,3%) dos entrevistados dizem que estão altamente interessados ​​ou já estão implementando a HCL. Não é nenhuma maravilha. Os fornecedores da HCL vêm batendo agressivamente no canal home-tech nos últimos anos. Três dos principais grupos de compras do setor - a HTSA (e a parceira HTSN), a ProSource e a Azione - adicionaram fornecedores de luminárias às suas listas e lançaram programas intensivos de treinamento em torno da categoria.
Mesmo assim, como observa Vitrofsky, “no setor de bem-estar, a iluminação é apenas um dos pilares”.

Se a iluminação for considerada o pilar mais importante no movimento de bem-estar, a qualidade do ar interior (IAQ) provavelmente chegará em segundo lugar.

Alguns produtos mais usados - pisos artificiais, produtos de limpeza, pesticidas e afins - causaram estragos em nossas casas e nossa saúde levando ao aumento da incidência de asma, alergia, pneumonia e outras doenças, especialmente em crianças e idosos.

Um estudo de 2016 do The Farnsworth Group descobriu que 24% das famílias expressaram preocupações sobre “casas saudáveis”. Desse grupo, cerca de 70% citaram questões relacionadas à IAQ - de longe a principal fonte de preocupação de moradia saudável, seguida pela qualidade da água (36 %) e materiais nocivos (30%).

Quando solicitados a escolher suas três principais preocupações sobre ar interno e qualidade “ambiental”, a administração de pó e pêlos domésticos ganhou o dia com 47% dos votos, seguida de umidade (36%) e qualidade da água (25%). A poluição ao redor da casa ficou em quarto lugar com apenas 22%.

De acordo com a EPA, os poluentes do ar interno são muitas vezes duas a cinco vezes mais altos dentro de casa do que fora.

Ao contrário da HCL, os benefícios para a saúde do ar interno limpo são bem conhecidos há décadas, mas os profissionais de casas inteligentes estão apenas acordando para isso.

Quando questionados sobre sua familiaridade / engajamento com a IAQ no que se refere ao bem-estar, apenas 20,3% dos entrevistados expressaram um alto nível de interesse em sensores e sistemas IAQ (comparado a 25,3% para a HCL).

Curiosamente - novamente considerando o tempo que sabemos sobre a contribuição (e prejuízo) da IAQ para a saúde e o bem-estar - 38% dos entrevistados afirmaram não estar familiarizados ou pouco familiarizados com a IAQ no que se refere ao bem-estar. Isso é mais do que o número de entrevistados (35%) com o mesmo baixo nível de familiaridade com a HCL, um fenômeno relativamente novo.

Mesmo assim, profissionais de tecnologia doméstica enxergam oportunidades na IAQ. Quando perguntados sobre as perspectivas de negócios da IAQ hoje em relação aos anos anteriores, mais de 40% dos entrevistados disseram que estão mais otimistas ou muito mais otimistas na categoria nos dias de hoje do que nos anos anteriores.

O salto para o IAQ seria fácil para os profissionais de residências inteligentes, considerando que muitos já instalam e integram controles HVAC, que incorporam elementos relacionados a IAQ, como ventilação e umidificação.

Pergunte-lhes sobre as perspectivas de eficiência energética hoje em relação aos anos anteriores e quase 47% dirão que estão mais otimistas ou muito mais otimistas hoje (contra 40% para a IAQ). Outros 25% dizem que foram altamente otimistas no passado e ainda são hoje (contra 20% para o IAQ).

Além dos purificadores de ar e dos sistemas de ventilação, os técnicos domésticos têm outras ferramentas de IAQ à sua disposição, incluindo claraboias motorizadas. A Velux, líder em claraboias motorizadas, agora está lançando o Velux Active, trabalhando com sensores IAQ da Netatmo para automatizar a operação de clarabóias para uma ventilação ideal.

“Sensores inteligentes monitoram continuamente os níveis de temperatura, umidade e CO2 em sua casa”, diz a empresa, “e abrem ou fecham suas claraboias e persianas para criar um clima interno mais saudável”.

Por seu turno, Delos está tentando acelerar o interesse em IAQ entre os profissionais da casa inteligente. A empresa se juntou ao grupo de compras do setor HTSA recentemente e tem treinado membros de revendedores em seu ecossistema completo de bem-estar, incluindo HCL, IAQ, qualidade da água e muito mais. Até agora, três grupos de revendedores passaram pelo treinamento.
Vitrofsky é apenas um membro da HTSA que começou com a HCL na categoria de bem-estar e agora adota a IAQ, graças à Delos. Ele foi, na verdade, o cara que trouxe Delos para a HTSA e para o canal de tecnologia em casa, em primeiro lugar.

Muito mais bem-estar

À medida que a temperatura muda, ela diz ao nosso cérebro para começar a sepreparar para o dia. Mas as coisas não vão automaticamente do frio para o calor e vice-versa ... a temperatura muda gradualmente. E ainda a temperatura em praticamente todos os espaços comerciais permanece constante ao longo do dia.

Então… nós temos HCL que simula luz natural e sistemas IAQ que imitam o nosso ar externo, antes limpo. O que eles têm em comum? Natureza. O exterior.

Além da iluminação natural e do ar limpo, quais são as outras coisas naturais que estamos perdendo em nossas vidas?

Como se vê: muito, como nos diz um rico tesouro de pesquisa. Cada pequena nuance do mundo natural é importante para o nosso bem-estar. Não apenas a qualidade do ar, mas o movimento estocástico do ar. Não apenas a iluminação produzida pelo sol, mas a sensação disso. E mais importante: os sons, aromas, visuais e variabilidade ambiental que lembram nossa vasta história de sobrevivência ao ar livre.

Pense em ciclos de luz diurna de 24 horas - o nascer do sol, sua intensidade durante o dia e o desbotamento até a noite. As temperaturas externas seguem de perto os padrões de aquecimento e resfriamento com respostas humanas naturais a essas temperaturas. Hoje, vivemos em um mundo que é inconsistente com nossa função biológica.

Como a eletrificação interrompeu as condições de iluminação natural, a AC e o aquecimento suavizaram os altos e baixos normais da temperatura ambiente. Nós não evoluímos para congelar durante o dia em um escritório muito frio ou em uma sala de conferência. As condições frias nos dizem que é hora de relaxar. Ficamos com sono quando está frio. (Por que, então, todas as salas de conferência na América estão geladas, com iluminação fraca e quente?)
O “clima circadiano” é muito mais fácil de implementar do que a iluminação circadiana: frio à noite e mais quente durante o dia. Feito.

Não tão rápido. Há mais de duas temperaturas - quentes e frias - ao ar livre. A natureza nos dá um continuum (como acontece com a iluminação), e as próprias variações desempenham um papel fundamental na normalização de nossos relógios biológicos.

À medida que a temperatura muda, ele diz ao nosso cérebro para começar a mente ou embrulhá-lo para o dia. Mas as coisas não vão automaticamente do frio para o calor e vice-versa ... a temperatura muda gradualmente. E ainda assim a temperatura em praticamente todos os espaços comerciais permanece constante durante todo o dia - cerca de 70 graus dependendo da época do ano (devido a seleção de roupas) porque é onde 80% dos ocupantes tendem a ser os mais confortáveis, segundo a ASHRAE, que especifica tais coisas.

Mesmo com configurações de iluminação e temperatura “ótimas” ou “mais confortáveis”, no entanto, as condições estagnadas entorpecem nossas sensibilidades humanas. Sem essas flutuações, a pesquisa mostra, ficamos fatigados, complacentes, propensos a erros e improdutivos. Nós perdemos a noção do tempo. Nós frustramos nossos ciclos circadianos.

De longe, os integradores esperam que o quarto seja o ponto focal da casa para tecnologias relacionadas ao bem-estar.

Especialistas recomendam criar não apenas ajustes ideais de temperatura e iluminação, mas também temperatura variável e iluminação - opções de assentos com diferentes níveis de iluminação ou ganho de calor, ventiladores e aquecedores pessoais, até materiais de condutibilidade variáveis ​​como uma laje fria de mármore ou uma almofada quente.

Pesquisas indicam que “sensações térmicas agradáveis ​​são mais bem percebidas” quando os seres humanos já estão em condições extremas, como respingos frios de água quando estão quentes; uma xícara de café quente quando está frio.

Portanto, há alguma ciência por trás da nova pulseira Wave da Embr Labs, que “esfria ou aquece a pele sensível à temperatura em seu pulso em ondas, criando uma resposta natural que faz você se sentir 5 graus mais confortável no geral”, afirma a empresa.

Quando se trata de variabilidade térmica e de fluxo de ar, produtos como os  de movimentação de ar da Dyson, incluindo o Pure Hot + Cool Link, estão disponíveis, mas não podem ser integrados em um ecossistema biofílico maior.

A Whirlwind FX faz um interessante produto de movimento de ar chamado Vortx, descrito pelo fabricante como "o primeiro simulador ambiental do mundo para jogos de PC".

Vortx, que atualmente tem uma API fechada, cria efeitos de vento e calor que sincronizam com a ação na tela.

Mais informações e gráficos a respeito desta matéria podem ser vistos neste link

Saiba quais os termos mais usuais na biofilia que você precisa conhecer. Clique aqui 

Nenhum comentário:

Postar um comentário